domingo, 17 de outubro de 2010

Conhecimento Científico e Conhecimento Empírico (Senso Comum)


Conhecimento Científico: Se utiliza da experimentação como modo de comprovar itens de estudo, e tem necessidade de questionar fatos cotidianos e explicações que possam ser questionadas. É adquirido através de métodos, e se renova com cada evolução das experimentações.

Exemplo de Conhecimento Científico: Através de estudos e experimentações, o Cientista Albert Einstein (1879-1955), físico alemão naturalizado americano, produziu estudos e teorias especiais e gerais sobre relatividade e por suas idéias sobre a natureza corpuscular da luz.

Conhecimento Empírico:Conhecimento que acumulamos de nosso cotidiano, é espontâneo, intuitivo. obtido pelo acaso, produzido através de tentativas e erros, e diferente do Conhecimento Científico, não precisa ter comprovação científica. Ou seja, é adquirido por ações não planejadas que adquirimos no transcorrer do cotidiano.

Exemplo de Conhecimento Empírico (Sendo Comum): Teoria do Gato Flutuante [TGF], vemos a utilização de coiceitos através do Conhecimento Empírico ( Sendo Comum) na tentativa de aplicá-lo para uma experimentação.
Favor clicar na imagem para visualização ampliada.

Exemplos de fontes com conteúdos formados por Conhecimento Empírico (senso comum) e Conhecimento Científico, são encontrados em dois Web Sites de extrema popularidade:


Desciclopédia (originalmente do inglês Uncyclopedia) é uma wiki-paródia da Wikipédia. Seu conteúdo é constituído de artigos escritos em maneira sarcástica ,sendo construída atraves de conheciemento atráves do senso cumum dos autores, assim criando uma enciclopédia humorística.
Desciclopédia: << http://desciclo.pedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal>>



Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. A Wikipédia é uma enciclopédia que compreende elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques. A Wikipédia não é um repositório de informação indiscriminada.Pois os artigos criados são analisados, para então continuarem a dispozição para consulta.
Winkpédia: << http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal>>


Os conhecimentos gerados na Desciclopédia, são baseados em senso cumum, priorizando a informação de forma humorística, já a Winkpédia, tem como base a informação através do conhecimento científico, embasados em fotes comprovadas, disponibilizando informações em formatos enciclópedicos.

Exemplos:
Pesquisa feita nas duas páginas dos Web Sites. Compare as diferenças dos conteúdos das informações expostas, sobre o termo Biblioteconomia.

Termo visto na página da Winkpédia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia

Favor clicar na imagem para visualização ampliada.

Na apresentação do termo Biblioteconomia na página da Winkpédia, segue um formato enciclópedico em que o conteudo é embasado por conceitos e fontes cientificas, demostrando teor de produção cietífica produzindo por Conheciemento Científico.

Termo visto na página da Desciclopédia:http://desciclo.pedia.ws/wiki/Biblioteconomia

Favor clicar na imagem para visualização ampliada.

Na apresentação do termo Biblioteconomia na página da Desciclopédia, segue o conteudo é embasado por conceitos vindo do senso comum, demostrando teor de produção humorística, tornado-se uma paródia da Winkpédia.

Exemplo de como os Web Sites tratam a mesma informação de formas diferentes:Conhecimento Científico (Winkpédia) X Conhecimento Empírico (Desciclopédia)



Assunto: Profissão Bibliotecário.
Página Winkpédia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia Favor clicar na imagem para visualização ampliada.

Página Desciclopédia:http://desciclo.pedia.ws/wiki/BiblioteconomiaFavor clicar na imagem para visualização ampliada.

Concluímos que o Conhecimento Científico e Conhecimento Empírico (Senso Comum) são necessários para produção do conhecimento e para desenvolvimento do processo de aprendizado.

Referências:

DESCICLÓPIDIA. Origem: Sobre o projeto Desciclopédia. Web Site. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Desciclop%C3%A9dia>. Acesso em: 17 out. 2010.

ENCICLOPÉDIA EM CARTA 99. Teoria da Relatividade. Web site. Disponível em: http://www.lucalm.hpg.ig.com.br/mat_esp/relatividade/relatividade.htm. Acesso em: 17 out. 2010.

MUNDO EDUCAÇÃO. Canais Filosofia: O senso comum. Web Site. Disponível em:http://www.mundoeducacao.com.br/filosofia/senso-comum.htm. Acesso em: 17 out. 2010.

UOL MAIS. Navergar: Teoria do gato flutuante. Web Site. Disponível em : http://mais.uol.com.br/view/9c508uckp29e/teoria-do-gato-flutuante-04026CD0A92386?types=A&. Acesso em: 17 out. 2010.

WEB ARTIGOS. Sobre: O que é conhecimento científico. Web Site. Disponível em:http://www.webartigos.com/articles/5983/1/O-Que-e-Conhecimento-Cientifico/pagina1.html. Acesso em: 17 out. 2010.

WIKIPÉDIA COMMUNITY. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Web
Site. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia. Acesso em: 17 out. 2010.